domingo, 2 de julho de 2017

To vendo que resumo e paráfrase é a mesma coisa

Eu estava procurando alguém que me ajudasse a fazer resumos pra que eu não perdesse as coisas legais que leio na internet, mas acabei achando esse texto muito bom no Guia do Estudante que dá umas dicas pra fazer um resumo mais efetivo e como eu sou profissional em estudar sobre métodos de estudo, aqui vão o resumo ( ;D ) das dicas. 

A primeira dica é ler e reler o texto. Minha professora da 5ª série, a querida Milegna, disse na aula de interpretação de texto que a gente tinha que ler o mesmo texto pelo menos três vezes. Mas pro meu cérebro ler um texto por obrigação (p/ estudar) já é um suplício! Acho que a saída é usar um técnica que um professor de inglês do 1º ano me ensinou: "você olha pra esse texto enorme e diz que não entende nada e ai você vem e corta ele aqui, aqui e aqui. Pronto. Agora você lê só isso aqui, e depois vai em frente".

Não gosto de reler livros, mas concordo que quando relemos algo o começo já tem outro sentido, até porque já sabemos o final. Tipo quando a gente vê O Sexto Sentido pela milésima vez, a gente fica só procurando por pistas.

Depois de relido, é possível saber qual a essência do texto, sobre o que ele está tratando exatamente. É bom destacar palavras-chave e frases que não podem deixar de ser decoradas (aquelas com termos emblemáticos). Além disso, é importante sinalizar datas, nomes e conceitos básicos.

Essa parte é fácil. Como uso os livros da biblioteca, não posso marcar, mas posso fazer uma cópia manualmente.

Agora é hora de colocar em ordem o que destacamos pra que possa direcionar a escrita do resumo. Para isso é preciso questionar o que está sendo dito no texto e como aquilo pode ser explicado a alguém. Aqui entra aquele maravilhoso método de Fenyman em que a gente estuda algo e explica da maneira mais simples e clara possível pra alguém que não sabe absolutamente nada do assunto.

Nesse ponto é pra eu estar craque no assunto, aparentemente. Com todo esse saber é o momento de fazer o resumo, com meu próprios termos, começando pelo basicão e indo pro mais específico. Pra melhorar eu posso fazer um questionário bem simples com perguntas do que é isso ou explique como funciona aquilo.

Antes que as aulas voltem eu quero testar esse método. Vou na biblioteca e tentar fazer esse belo resumo. 

Texto: 4 passos para fazer um bom resumo. Guia do Estudante. 2016.

0 comentários:

Postar um comentário | Feed