sexta-feira, 30 de junho de 2017

O Brasil tem o guia alimentar mais lindo do mundo!

O guia alimentar mudou minha vida. A maneira quase romantizada com que as frutas e verduras são tratadas me fez sentir muito rica em tê-los de verdade a meu dispor e com tanta diversidade de sabores e espécies. Apesar de eu achar que ele falaria dos industrializados do mesmo jeito que aquela jornalista (do canal Do campo à mesa) fala: como se eles fossem os maiores vilões do século. Mas não, o guia dá tanta ênfase e amor ao que temos de mais natural que os industrializados perdem totalmente a graça e não que eu tenha aversão a esse tipo de alimento, tipo miojo, refri, massa pra bolo e danone; eu simplesmente não gosto. Não vejo a menor graça. Não dá pra comparar com um bolo feito com a fruta, nem com o suco de maracujá cheio de carocinhos minúsculos e sabor.

Antes mesmo de eu querer ler, eu já fiquei sabendo que ele tinha sido considerado o melhor guia do mundo. Que arraso! Ontem que eu li a matéria na Vox pra saber o que ele tinha de tão bomzão aos olhos do mundo.

Parece que todos os países precisam de um guia alimentar, mas como o dos Estados Unidos eles são enormes, cheios de termos técnicos e direcionado para profissionais, bem distante do povo. O guia brasileiro é pequeno e direito, de leitura super fácil, mostrando o que é comer bem pra qualquer pessoa entender. A melhor parte é que ele mostra a alimentação como parte da vida social e não um combustível apenas. Realmente depois de ler o guia eu dei mais importância ao fato de sentar e comer, de comer com pessoas e de comer com calma. Meu horário de almoço tem se tornado um ótimo momento pra eu descansar a mente, me alimentar e me relacionar com as pessoas conversando sobre os mais diversos assuntos: todos unidos pelo ato de comer♥

Achei interessante que no texto ele fala como o Brasil, por ser um país emergente, foi forçado a ser mais inteligente na hora de cuidar da alimentação e saúde. Eu chamo o jeitinho brasileiro as saídas que encontramos nas dificuldades!

Acho que vou enviar um email pras pessoas que participaram da produção do guia, queria dizer como minha vida mudou quando eu vi a comida com outros olhos. Arroz e feijão é a combinação mais gostosa do mundo! Além do mais, os exemplos de refeições são as fotos mais fofas de comida que eu já vi. Xô raio gurmetizador! E não tem coisa mais brasileira do que esses pratos, coisa que todo mundo comeu na infância.





Guia Alimentar para a População Brasileira, em Pdf.

0 comentários:

Postar um comentário | Feed