sexta-feira, 21 de abril de 2017

Akina Nakamori

A maior idol da década de 80, foi "criada" (esses japoneses e seus ídolos prontos) para ser a sucessora de Mamoe Yamagachi, uma outra lendária cantora que se aposentou com 21 anos (!!!).

Seu primeiro single foi Slow Motion, de 1982, quando ela tinha um estilo super fofinho e romântico.




Seu segundo single, Shoujo A, era uma música muito fofinha, mas que por causa da letra a música quase foi banida das rádios porque achavam muito ~atrevida. Os japoneses são ultra coservadores até hoje, imagina nos anos 80. Mas como o primeiro single foi mais calminho e "puro", tentaram fazer algo mais arriscado para aparecer e deu super certo. Imagino as japinhas cantando e pensando nos boy. Mas também fiquei pensando na cultura meio pedófila do JP e como essa música pode refletir um pouco disso.




Mas a música é muiiito legal! Imagino uma heroína, mas na hora que ouvi só pensei nos power rangers! kkk E a capa do single é maravilhosa! Retrô é sempre bom, mas o retrô do Japão é sensacional! A carinha dela parece com as que a Britney começou a fazer nos anos 90, tenho certeza que rolaram muitas influências... hm.

Nesse vídeo tem os melhores singles dela dessa época. 

Anos depois, em 1986, ela estava no auge e lançou o álbum que ela mesma produziu, chamado “Fushigi (不思議)” (“Misterioso"). Na época, muitas pessoas devolveram o cd porque achavam que tinha algum defeito, porque os efeitos na voz da Akina fizeram a voz dela ficar abafada e distante. É bem bem bem mais "obscuro" e de fato misterioso principalmente porque foi inspirado no filme exorcista. É isso que acontece quando você deixa grande idols (de qualquer lado do mundo) fazerem o que quiserem com sua arte. Achei genial uma japinha cantando algo assim! Ela definitivamente é uma witch. Esse cd fez Akina se destacar entre as outras idols.
Depois ela lançou um mini-álbum chamado Wonder com outras versões das músicas de Fushigi, só que sem os efeitos. Mas são os efeitos que fazem as músicas únicas!!!



Falando em outras idols. A rival da Akina era Seiko, mas só nos bastidores porque publicamente elas eram as queridas. A fofoca (~~agora veio na minha cabeça minha professora peruana falando Fôfóca~ mto fofa) era que akina tinha pego seu namoradinho Kondo Masahiko dando uns amassos em Seiko. Aparentemente, essa rivalidade era algo criado pela mídia, pois Akina tinha uma imagem mais provocativa e Seiko era uma menininha.

Infelizmente, Akina entrou em depressão, tentou suicídio, virou alcóolatra e anoréxica e por causa disso sua carreira foi indo de mal a pior. Imagine tudo isso para um país terrivelmente conservador! Ela foi pro Hawaii e depois de um tempo voltou recuperada para o Japão. O sucesso nunca mais foi o mesmo pra ela, suas rivais continuaram ganhando mto bem e fazendo mto sucesso... Mas Akina ainda é muito respeitada no Japão e é super considerada a celebridade mais diva de lá.


Informações desse site maravilhoso de uma pessoa de Portugal que ama J-pop; desse blog; e as fotos desse blog japa que tem quase todas as capas dos álbuns da Akina.

0 comentários:

Postar um comentário | Feed