24 fevereiro 2017

Quantas conexões: limpeza de pixels.

Na última aula de constitucional da professora com sotaque latino mais maravilhosa do mundo, ela deu uma ideia: Ler artigos jurídicos, os mais simples inicialmente, e pra não esquecer, escrever um pouco sobre o que leu como um resumo, pra que pouco a pouco o vocabulário fosse enriquecendo e o conhecimento também. Ela terminou com "leiam pelo menos os sites, o ideal seria que lessem os livros, mas vou ser realista". Eu já sabia desse método de escrever sobre o que se lia, é dessa forma que estudo pra faculdade, mas vendo por esse lado de "textos jurídicos" parece muito mais sério e eficiente.
Nova resolução: Ler artigos e fazer resumos. Não se importe com números, só faça.
Acho que as resoluções do ano novo nunca terão fim! Vou criar uma lista.

Pra começar, infelizmente não é um texto jurídico, um texto (10 resoluções digitais para pessoas que passam muito tempo online) com dicas para fazer uma limpeza digital e de limpeza eu gosto.

Para purificar é importante, primeiro, dar unfollow em quem não faz bem como lojas que incentivam a comprar (e eu quero evitar), pessoas que só querem se promover (stop selfie com carão sem nada demais 2017!) e gente que não me alegra em ver as fotos ou os posts. Eu li em algum lugar (que infelizmente não consigo encontrar) que o instagram é uma ferramenta poderosa porque tornou-se uma galeria de arte disponível a qualquer pessoa e isso é o que todos os feeds de fato deveriam ser! Resolução: festival de unfollow. Transformar o feed do instagram em galeria de arte. Se desinscrever das newsletters era algo que queria fazer faz tempo, porque antes eu ficava pensando que precisava de mta informação durante o dia e me inscrevia em zilhões de newsletters pra ter o que ver durante o dia, mas ultimamente eu to assim: aaaahhh que saaacooo eu não quero e nem posso comprar nadaaaa essa cartinha de novidades só tem besteiraaaa. Usei o Unroll.me pra me descadastrar e foi só sucesso.
Ele ainda fala sobre abandonar uma rede social e fala claramente do fcbk, mas sobre isso eu vou apenas dar unfollow nas pessoas sem graça e manter os grupos porque são mto bons! Não vou excluir nenhuma rede social pq depois me arrependo, mas vou apenas deixá-las num hiato. Por exemplo: passei mto tempo sem mexer no blogger, g+, we♥it e last.fm e ultimamente tenho tido o maior amor por eles <3 (acho que é saudade que tenho de quando a internet era ótima!) Mas uma coisa interessante que a moça desse post (vida sem fcbk) disse é que com o fcbk ela ficava mto limitada, achando que a internet se limitava àquilo e quando fechava ficava pensando "não tem mais nada pra ver"? É praticamente um relato meu! Eu pensei nisso hoje de manhã. Por isso, vou coletar todos os links que salvei no fcbk, ler e os interessantes registrar aqui no blog. Resolução: Ver links salvos do fcbk.
A outra dica (e acho que a mais difícil) é acordar e não ir direto olhar o celular, pra isso ele pensa até em comprar um relógio analógico. Eu de fato quero fazer isso, porque perco 20min de manhã só no celular e sempre quis um despertador analógico - mas isso significa ter que comprar! Então vou focar no celular pequeno que tenho, até pq não tenho um celular com redes sociais, gosto de chamar o celular que uso pra acessar a internet de pager♥ Resolução: não acessar a internet antes de me arrumar pela manhã.
Parar de dar ibope pro que eu não gosto! Porque hatear é mais poderoso pra divulgar do que qualquer coisa, por isso vou ate´copiar o texto:
"Neste ano apoie ainda mais as pessoas, projetos e ideias em que você acredita. Se você não gosta do trabalho de um político, mostre o trabalho de outro que você apoia no lugar. Não tem dinheiro para apoiar um crowdfunding? Divulgar já é uma linda moeda. Se você adora um perfil no Instagram, divulgue, conte para os seus amigos. Gaste seu tempo colocando em evidência tudo o que você quer ver brilhando em 2017!"
Que coisa linda! Resolução: Divulgar apenas coisas boas!
Ai esse texto é tão bom, que a próxima é genial! Acho que o fato de eu sentir saudade da internet de antes pode ser explicado de maneira mais rebuscada e complexa dessa forma:
"A internet era uma janela para o mundo. Virou o nosso espelho". (...) Cabe a nós fazer essa retomada: acompanhar pessoas e iniciativas diferentes de nós, apontar mais a câmera para o mundo do que fazer selfies.
Eu decidi que não ia mais discutir política ou sobre as questões do  momento no fcbk, ou em lugar nenhum. Ao contrário, vou ver as discussões! Por isso to querendo seguir blogs pessoais (e manter o meu) pq é a melhor comunidade! É onde alguém de fato argumenta sobre algo e expõe seu pensamento e tudo mais. Eu tenho um amor imenso pela rookie, mas aos poucos to descobrindo que existem maravilhas além dela! Resolução: Navegar!
Por fim, algo que sei mas gosto de ser lembrada, vou ser a mudança que quero ver. Sinto falta de pessoas sem ódio na internet, ou que escrevam coisas com sinceridade ou que sejam reais no que postam na internet, sem considerar que por estarem anônimas podem escrever absurdos, mas tendo a internet como um espaço para ser real e se conectar. Então, eu serei esse tipo de pessoa, ao menos.

Logo crio minha lista de resoluções, espero no fim do ano reavaliar e ver no que deu e se eu cresci na vida dentro de mim ♥

Nenhum comentário: