03 janeiro 2017

Mais resoluções de ano novo.

Então, um novo ano está começando e eu estou pensando em juntar dinheiro de verdade, já que comecei com esse pensamento de poupar já no meio de 2016, e não fui lá muito bem sucedida, acho que começar isso esse ano vai ser uma boa. Então, pro mês de janeiro temos as seguintes resoluções: 

1. Preciso pagar a matrícula da faculdade, o que vai levar todo meu dinheiro. 
2. Preciso pagar o cartão de crédito que deu uma conta mais alta do que eu poderia esperar, e eu espero não usá-lo novamente, maaaaass tem uma problema com relação às compras online, porque dificilmente vou conseguir comprar com débito ou no boleto, que é um pouco trabalhoso, então prefiro estipular um valor, tipo 100 mangos, pra comprar no cartão de crédito. 
3. Já gastei bastante nessas férias, mas estou super feliz com tudo o que comprei, vou até aproveitar que tenho uma câmera e fazer o registro de tudo agora. Posto depois. 

Também pensei em fazer uma lista de desejos para o ano, se for possível saber quais serão minhas necessidades e vontades durante um ano todo, e acho que vou colocar mensalmente na minha nova agenda que vai ser uma espécie de bullet journal que não deu certo pra mim, mas que vai ser ótimo pra eu anotar tudo. Na minha agenda da faculdade também tem um calendário super bonito pra eu usar, mas acho que não faz sentido eu ter vários calendários separados e isso é um problema. Também tem a questão que eu morro de medo de perder minha agenda, então vou diariamente colocar os compromissos e anotações na agenda do google só por precaução.Espero definitivamente ser mais organizada esse ano. 

Vi um vídeo da Luíza Junquerida sobre economizar dinheiro e as dicas dela são maravilhosas, fora as carinhas. A primeira dica é: guardar uma graninha no começo do mês. Acho que já ouvi essa umas dez mil vezes e já tentei fazer demais, mas nunca consigo, porque sou bem preguiçosa de ir depositar na minha conta pra falar a verdade. Vou resgatar o dinheiro do enjoei, e imediatamente depositar o dinheirinho desse mês (depois que eu fizer as contabilidades). Acredito que seja uma boa oportunidade pra eu sair um pouco também, porque pra eu fazer esse depósito eu acho mais tranquilo ir em um lugar movimentado como um shopping, num fim de semana que eu fique descansada, então vai ser ótimo pra eu sair sempre no primeiro fim de semana do mês pra fazer isso e contemplar minha cidade e usar minhas roupas e passear com as pessoas. A segunda dica é: não usar cartão de crédito. Essa também é super velha, é óbvio que não tem futuro, por isso vou fazer a lista de desejos, fazer uma lista do que já tenho também deve ser bom porque ai eu vou saber que não preciso comprar nada novo. A minha maior dívida no cartão foi com relação a livros, e esse ano pretendo ler mais livros, porém da biblioteca da faculdade que embora não tenha exatamente todos os livros que eu queira no momento, tem livros fantásticos que eu ainda não conheço. Ou, posso também ler os livros das minhas primas, já que elas tem vários. Outra coisa que gastei foi com a câmera, mas como já tenho duas câmeras, acho que isso não será mais uma necessidade. A terceira dica é: comprar apenas o que for muito útil e que eu esteja realmente precisando, o que me lembra uma cultura dos orientais que eles só colocam na casa aquilo que tem uma utilidade, quer dizer, os itens de decoração servem pra alguma coisa, não são apenas vasos sobre mesas que não fazem sentido nenhum. Isso é bem óbvio, mas muito difícil, acho que dá certo se eu seguir a wishlist. Ela disse também que é bom evitar modinhas, porque as vezes a gente quer algo só porque está na moda, e eu fico super preocupada porque acho que sempre to nessa, mas ou mudar. A quarta dica é: ir a eventos de graça. Essa é fácil porque além de eu não sair muito, sempre vou pra locais que não preciso gastar, e já faz um tempo que não vou no cinema e também não tenho netflix porque pra falar a verdade ele nem tem esses filmes todos, é bem chato. A quinta dica é: comer em casa sempre e ter um lanchinho na bolsa. Além de não gastar de novo com alimentação, dá pra evitar desperdiçar a comida que já tem em casa. Outra coisa é fazer certos cuidados sozinha mesmo, como hidratar o cabelo (ou cortar, eu tbm corto), costurar uma coisinha aqui e alí. 

Espero sobreviver.

Nenhum comentário: