terça-feira, 23 de agosto de 2016

O que é consumo consciente?

​​O Ministério do Meio Ambiente diz que nosso nível de consumo é insustentável para o meio-ambiente, pois nem todos os recursos naturais que usamos podem se renovar, o que quer dizer que em menos de 50 anos, para manter nossos costumes de consumo, será preciso ter dois planetas Terra. A cultura do consumo desconsidera que temos uma responsabilidade direta com a degradação da natureza, e que cada novo produto que se compra e outro que se descarta interferem diretamente nesse processo. Isso significa que o melhor jeito de começar a mudar tudo isso é com as escolhas de consumo.

Quando entendemos que nosso consumo mais banal causa impactos na economia, na sociedade, na natureza e até em nós mesmo, é que podemos escolher se vamos usar isso para beneficiar ou prejudicar. Isso é consumo consciente, entender essa dinâmica e consumir de maneira a causar o menor impacto negativo possível, levando em consideração também que ter consciência na hora de consumir evita que sejamos manobrados pelas grande empresas para que façamos aquilo que elas querem. Ser um consumidor consciente é usar seu direito de escolha.

O consumidor consciente leva em consideração a sustentabilidade do produto desde a produção de sua matéria-prima até o descarte dele, valorizando as relações justa de trabalho, o menor impacto negativo no meio-ambiente, a saúde humana e animal além de questões como preço e marca, dando preferência às empresas que possuem responsabilidade socioambiental que possuem essa mesma consciência. Dessa maneira, ele entende que ele é capaz de fazer mudanças na sociedade através de suas ações, que é uma pequena engrenagem de algo muito maior e que o consumo de um dia pode ser mínimo, mas o volume que acumula ao longo de sua vida é muito significativo para a sociedade e para a natureza. O consumidor consciente equilibra o suprimento de suas necessidades com a sustentabilidade, entendendo que quando consome os resultados não terminam em si mesmo.

É importante espalhar a ideia do consumo consciente, pequenos gestos feitos por muitas pessoas geram grandes resultados, e mesmo a mudança de hábito nesse sentido de uma única pessoa já é bastante significativo, até porque esse indivíduo incentiva pessoas a sua volta, conscientizando-as. Portanto, o consumo consciente pode ser praticado no cotidiano, sendo uma atitude voluntária e solidária para que possamos garantir a sustentabilidade do planeta.

0 comentários:

Postar um comentário | Feed