11 maio 2016

"By writing about these ideas, I’m not only able to synthesize them, but incorporate them into my life."

"After reading a book, Ryan puts it down for about 2 weeks. Then he returns to the book to look at the sections he underlined, and the pages he dogeared. " 
Ao ler algum texto você absorve aquela mensagem, mas quando você reescreve o que leu é como se aquilo tivesse internalizado dentro de você, faz parte do seu conhecimento e você pode transformá-lo de alguma forma. Diferente de um resumo, você tenta transmitir um conhecimento, algo que aprendeu, como uma história que você conta novamente e a partir disso forma opiniões.

"If you can recreate the material that you’ve digested then you truly understand it."

O mais interessante é que quando você escreve você acaba acessando vários dados da sua mente, algumas coisas que estavam guardadas por muito tempo que agora farão relação com aquilo que foi lido. Enquanto lemos, fazemos inúmeras conexões com outros saberes que já temos, simultaneamente, que após a leitura são esquecidos, exatamente porque precisa daquela informação lida para trazê-los a tona. Como uma luz. O conceito de aprender, então, não se restringe a ler e obter as informações, mas se amplia na possibilidade de transformar as informações em informações novas, correlacionadas com outras e a partir daí ter utilidade para uma outra área. A importância do "escreva com suas palavras" está no fato de que ao recriarmos alguma coisa, da nossa maneira, estamos provando que aprendemos.

"Active review involved actually being able to recreate the material."

Weber fala sobre a recriação como algo que está em todos os seres humanos, o que nos torna humanos é a possibilidade de ter contato com algo, absorver, e externar de alguma forma. Como, olhar uma cor e transformá-la em um poema, por exemplo. O poder da abstração permite que aquilo que vemos fique dentro de nós, e a aprendizagem permite novas conexões e assim novas possibilidades.

"In the Education world we have a term for this called “positive transfer.” If a student can transfer his/her learning to a new scenario, then that is the only objective way of knowing they have learned." 
Isso, é um novo projeto. Retirado desse texto maravilhoso, que muda vidas.

Nenhum comentário: